Asa em fibra de vidro rígida para o ultraleve Estendal/Libélula


Asa rígida para ultraleves. No intuíto de aumentar a segurança e diminuir custos, estamos apresentando um modelo de asa aberta (um só pano), contraplacada em fibra de vidro, de 2mm de espessura, sobre a estrutura de alumínio. As nervuras são soldadas sobre as longarinas, e a placa de fibra de vidro é aplicada sobre a estrutura, sendo fixada por baixo, nas nervuras, também com manta de fibra de vidro. A fibra de vidro com essa espessura, tem o peso aproximado de l,5 kg por metro quadrado. O peso aproximado da fibra fica em torno de 7 kg. Mais 3 quilos aproximadamente da estrutura, e essa asa fica com peso de l0 kg, com uma estrutura rígida e muito resistente. Pintada com a cor de preferência. Observem que não há aileron, portanto devemos aplicar diedro de 9º.

Construção resistente, eficiente e barata. A ilustração está translúcida para vermos os dois lados da estrutura.

Rabiscos57

Autor e Editor

Sou aquariano, de janeiro de l957. Bacharel em Direito, atualmente leciono em escola pública. Possuo especialização em Educação, e periódicamente reciclo meus conhecimentos junto a outra área que é a Psicologia. A atração por aviões vem dos tempos de infância. Durante muitos anos frequentei o aeroclube local e obtive muitos conhecimentos práticos junto as oficínas lá existentes. Busquei conhecer aerodinâmica, estrutura, motores, e também um brevê nos anos 80. Interessei-me em desenvolver uma aeronave ultraleve de baixo custo, naquilo de denomino de "vôo possível". Estou a desenvolver essa idéia desde l993. Acredito estar próximo de conseguir esse intento. Sou um construtor autodidata, preocupado com segurança, leveza, baixo custo, e se possível, beleza. O funcional vem antes do design, mas a forma e a ergonomia é preocupação constante de nossa parte.

4 comentários:

  1. Amigo, este projeto foi concluído??? estou há muito tempo estudando um projeto bem simples, trata-se do Ultralathagh. por favor me retorne pelo email marco.antonio.araujo11@gmail.com ou ultralevecaseiro@hotmail.com. abraços

    ResponderExcluir
  2. alguem pode me oferecer esse projeto detalhado para que eu possa construir uma asa dessa ?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, vc faz uma Asa de fibra de vidro eu enviando o projeto. Obrigado

    ResponderExcluir

 
biz.