Fotos do Estendal - Parte 2

Aero Clube de Ribeirão Preto. lº de Junho de l996. Terezinha-piloto acrobático, seu marido Cacalo-piloto acrobático e o meu filho Edgar Marchetti, na época com 8 anos. Uma radiosa manhã de inverno, propícia para as manobras do campeonato de acrobacia aérea. Terezinha era a única mulher inscrita no campeonato de pilotos acrobáticos. O Zulu Sierra India era uma das estrelas do campeonato.

Estendal. Vista geral das estruturas e superfícies de comando.

Estendal. Vista geral da cauda.

Estendal. Vista geral.

Estendal. Vista da balança de acionamento do leme e aileron.

Estendal. Roldana de sustentação do cabo do leme.

Estendal. Braçadeira de fixação da asa no "T Boom", esta, do bordo de fuga.

Estendal. Braçadeira de fixação da asa, bordo de ataque. O estendal tem 4º de ângulo de incidência, 2º de ângulo de diedro, e 2º de ângulo achalt. As asas podem ser deslocadas para frente ou para trás, para compensar quaisquer eventualidades no CG, semelhante ao Fênix Orion by Eduardo Napole, Santa Cruz da Conceição.

Estendal. Vista do leme, com a estrutura de fixação.

Estendal. Vista geral.

Estendal. Vista geral.

Estendal. Vista Geral.

Estendal. Vista geral do estabi-profundor, com a estrutura de fixação.

Estendal. Vista do tanque de combustível. Galão de plástico, transparente, com capacidade para l5 litros. Nessa aeronave o limite do tanque é de 20 litros.

Estendal. Vista do piloto, sentado na nacele. O modelo que pretendemos produzir não é esse tractor, e sim o pusher, motor traseiro.

Estendal. Vista da coluna do manche, com manete de potencia, e botão de acionamento do motor.

Estendal. Vista geral.

Estendal. Vista panorâmica do estabi-profundor, lado esquerdo.

Estendal. Edvaldo Nogueira, nosso mecânico, sentado na nacele.

Estendal. Vista do assentoe da coluna do manche.

Estendal. Vista traseira, com a estrutura do estabi-profundor.

Estendal. Vista da estrutura de fixação do estabi-profundor e leme de direção.

Estendal. Outra vista da bateria. A lâmpada que aparece na foto faz parte do carregador de bateria, no sistema de 4 diodos.

Estendal. Vista da bequilha com os cabos de acionamento do leme.

Estendal. Outra vista do pedal do leme, com os cabos de comando abaixo.

Estendal. Coluna do manche com manete de potência.

Estendal. Vista do assentoe manete de potência.

Estendal. Vista do motor(tractor).

Estendal. Vista da balança de acionamento do leme e ailerons.

Estendal. A mesma balança, de outro ângulo.

Estendal. Vista da bateria, alojada atrás do assento. A capacidade é de 7A.

Estendal. Vista do lado direito da fuselagem, com a braçadeira de fixação dos montantes do lado direito.

Estendal. Vista dos pedais de acionamento da bequilha/leme.

Estendal. Vista do guinol do leme, lado direito, com o esticador do cabo de comando.

Estendal. Vista do estabi-profundor, lado direito.

Estendal. Vista da deriva, lado direito.

Estendal. Vista do estabi-profundor, com um dos mancais de fixação, lado esquerdo.

Rabiscos57

Autor e Editor

Sou aquariano, de janeiro de l957. Bacharel em Direito, atualmente leciono em escola pública. Possuo especialização em Educação, e periódicamente reciclo meus conhecimentos junto a outra área que é a Psicologia. A atração por aviões vem dos tempos de infância. Durante muitos anos frequentei o aeroclube local e obtive muitos conhecimentos práticos junto as oficínas lá existentes. Busquei conhecer aerodinâmica, estrutura, motores, e também um brevê nos anos 80. Interessei-me em desenvolver uma aeronave ultraleve de baixo custo, naquilo de denomino de "vôo possível". Estou a desenvolver essa idéia desde l993. Acredito estar próximo de conseguir esse intento. Sou um construtor autodidata, preocupado com segurança, leveza, baixo custo, e se possível, beleza. O funcional vem antes do design, mas a forma e a ergonomia é preocupação constante de nossa parte.

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biz.