O modelo do Estendal Pop com a melhor relação custo/benefício















Este novo "design" do Estendal Pop visa oferecer mais uma opção aos amantes da aviação experimental. A fuselagem de baixo custo e alta performance, resistente, leve, (12 kg) é mais uma maneira fácil de voar que oferecemos.

Rabiscos57

Autor e Editor

Sou aquariano, de janeiro de l957. Bacharel em Direito, atualmente leciono em escola pública. Possuo especialização em Educação, e periódicamente reciclo meus conhecimentos junto a outra área que é a Psicologia. A atração por aviões vem dos tempos de infância. Durante muitos anos frequentei o aeroclube local e obtive muitos conhecimentos práticos junto as oficínas lá existentes. Busquei conhecer aerodinâmica, estrutura, motores, e também um brevê nos anos 80. Interessei-me em desenvolver uma aeronave ultraleve de baixo custo, naquilo de denomino de "vôo possível". Estou a desenvolver essa idéia desde l993. Acredito estar próximo de conseguir esse intento. Sou um construtor autodidata, preocupado com segurança, leveza, baixo custo, e se possível, beleza. O funcional vem antes do design, mas a forma e a ergonomia é preocupação constante de nossa parte.

3 comentários:

  1. Aparentemente é muito simples e prático.
    Estou com um projeto (na mente) de construir um ultraleve com motor da Honda titã 150.
    Peso total aproximado 90 k do Piloto, avião 250 k mais 30 combustível...
    Será que a potência do motor é suficiente, e qual seria o helice indicado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja,no decurso do projeto o motor de motocicleta apresentou muitos inconvenientes. Pense em um motor estacionário - Honda ou Branco - de 15 hp com hélice de 1300 mm de diâmetro.

      Excluir
  2. Esses problemas que o motor Honda 150cc apresentou foi o de baixa rotação? E se adaptar no eixo do motor uma coroa e no eixo da Elice adaptar um piao com transmissão por corrente..o motor iria trabalhar menos forçado e a Elice iria ter maior rotação..o que vcs acham?
    Na verdade n sou nenhum perito nisso..sonho em um dia poder fabricar meu próprio estendal..acho muito bacana esse projeto que vcs tem aí..mim deu muitas idéias como essa..porém essa ideia tanto amadora mim faz perceber que se por acaso fazer essas adaptações iria causar uma vibração muito grande fazendo com que a aeronave perda o conforto e podendo quebrar e desmontar pecap por vir da vibração.
    mim respondam! Ficarei muito grato

    ResponderExcluir

 
biz.