Cálculo do CG para ultraleve



Apresentamos na oportunidade os cálculos referentes a ESTABILIDADE LONGITUDINAL -CG. Esses cálculos são determinantes para o perfeito funcionamento da aeronave. Os colegas aficcionados pelo vôo experimental descobrem que é necessário ter-se o avião praticamente pronto para localizar-se o CG. Contudo, não é necessário preocupar-se com essa variante, pois que ao escolher o modelo do ultraleve, tractor ou pusher, já temos uma definição geral do que pretendemos. Sabemos que o CG determina o equilíbrio longitudinal da aeronave, e portanto o CG estará sempre em um ponto, cabine dos passageiros e carga, aonde as alterações de peso não comprometem a estabilidade da aeronave. A primeira consideração é em relação a DATUM. Datum em latim, para essa situação quer dizer: "conta de deve e haver". A outra consideração é em relação ao P.N. = ponto neutro ou bordo de ataque. Com a equação que apresentaremos a seguir, é possível calcular-se com absoluta precisão o CG, sabendo ser necessário deixar sempre o espaço para passeio do CG, de forma que se possa movimentar as asas para frente ou para trás, adequando-se o melhor possível o ponto do CG. O CG estará sempre localizado a 70% da corda. Resolve-se assim a questão PN x +/- 0,7 da corda. Ou seja, se a corda tiver l,6 m, a partir do PN, o CG estará a 1,12 m do PN. No caso do tractor é assim. No pusher, como o motor está localizado atrás, consideramos o CG a 30% da corda. Os desenhos acima esclarecem bem a questão. Na mesma situação, com a corda de l,6 m, o CG estará a 0,48 m do PN. Essa equação para cálculo do CG nos foi gentilmente cedida por Eduardo Hilton, que trabalha com a criação de projetos para aeronaves experimentais.
  
http://www.aviacaoexperimental.pro.br/

O Eduardo Hilton pode auxiliar aos colegas que desejam maiores esclarecimentos sobre as questões relativas ao desenvolvimento de aeronaves experimentais.

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Rabiscos57

Autor e Editor

Sou aquariano, de janeiro de l957. Bacharel em Direito, atualmente leciono em escola pública. Possuo especialização em Educação, e periódicamente reciclo meus conhecimentos junto a outra área que é a Psicologia. A atração por aviões vem dos tempos de infância. Durante muitos anos frequentei o aeroclube local e obtive muitos conhecimentos práticos junto as oficínas lá existentes. Busquei conhecer aerodinâmica, estrutura, motores, e também um brevê nos anos 80. Interessei-me em desenvolver uma aeronave ultraleve de baixo custo, naquilo de denomino de "vôo possível". Estou a desenvolver essa idéia desde l993. Acredito estar próximo de conseguir esse intento. Sou um construtor autodidata, preocupado com segurança, leveza, baixo custo, e se possível, beleza. O funcional vem antes do design, mas a forma e a ergonomia é preocupação constante de nossa parte.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, nem ví tudo por aqui, mas já adianto...é ótimo.
    Mais uma vez parabéns.

    Se quiser ver o meu blog, fica a vontade.
    Márcio Minuzzo
    www.aerodicas.blogspot.com

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biz.