Vistas Gerais

Estendal. Vista traseira. Hélice de madeira by Orley Sérgio.

Estendal. Cabos de comando. Os cabos de comando são de aço, com l,5 mm de espessura. A carga específica desse cabo é de l87 kg. Os cabos correm por dentro de capas de cabo de bicicleta. O acionamento é suave e preciso.

Estendal. Vista lateral da fuselagem. Construção em tubo de alumínio de 2x2 polegadas. Comprimento total 4,20 metros, altura máxima 2,30 metros. Note-se a leveza do conjunto monobloco, montado com solda "tig". É bonito, não é?

Estendal. Trem de pouso direito. Roda e pneu by UBB. Bateria de 7A, seca. A parte elétrica, rádio , GPS, luzes de navegação, anti-colision e luz de aproximação, são equipamentos conectados à bateria.

Estendal. Vista da asa direita. Estamos utilizando dois tipos de perfis aerodinâmicos nas asas. O primeiro é o Clark Y, perfil assimétrico. O segundo é o Naca 0006, simétrico. A vantagem do segundo em relação ao primeiro é a espessura mais fina, reduzindo peso. O perfil Clark tem maior gradiente de sustentação, e portanto maior arrasto. O perfil Naca perde um pouco no gradiente de sustentação, mas o seu nível de arrasto é bem inferior ao do Clark Y.

Estendal. Vista da bequilhinha. Os ultraleves pusher, quando estacionados, devido ao CG, abaixam a cauda. O equilibrio é dado com os ocupantes da aeronave em seus lugares. Para evitar que a cauda encoste no chão, calcula-se a colocação desse acessório no lugar adequado.

Estendal. Bequilhinha aplicada.


Estendal. Grupo moto-propulsor. Hélice de l,l0 m de diâmetro by Orley Sérgio. Motor 4T Honda l50 cc ou 2T Yamaha l35 cc. A nossa "usina de força" cria uma relação peso potência de ll kg/hp. É semelhante a de aeronaves CAP-4 "Paulistinha" e também do Piper J-3.

Estendal. Tanque de combustível. Capacidade de até 20 litros. Ultraleves primários tem, por disposição legal, essa capacidade máxima do tanque, que é um galão plástico transparente, com alça no centro, fixado por braçadeiras plásticas de l2 x 640 mm.

Estendal. Vista da bequilha com os cabos de comando do leme.

Estendal. Pedais do leme.

Estendal. Montantes instalados no extradorso.

Estendal. Vista do manche, montado para cima para oferecer mais espaço na nacele. A posição de acionamento é a mesma: puxa, cabra - empurra, pica.

Rabiscos57

Autor e Editor

Sou aquariano, de janeiro de l957. Bacharel em Direito, atualmente leciono em escola pública. Possuo especialização em Educação, e periódicamente reciclo meus conhecimentos junto a outra área que é a Psicologia. A atração por aviões vem dos tempos de infância. Durante muitos anos frequentei o aeroclube local e obtive muitos conhecimentos práticos junto as oficínas lá existentes. Busquei conhecer aerodinâmica, estrutura, motores, e também um brevê nos anos 80. Interessei-me em desenvolver uma aeronave ultraleve de baixo custo, naquilo de denomino de "vôo possível". Estou a desenvolver essa idéia desde l993. Acredito estar próximo de conseguir esse intento. Sou um construtor autodidata, preocupado com segurança, leveza, baixo custo, e se possível, beleza. O funcional vem antes do design, mas a forma e a ergonomia é preocupação constante de nossa parte.

2 comentários:

  1. MEUS PARABÉNS, BELA INICIATIVA, GOSTARIA DE SABER SOBRE OS DADOS DE PERFORMASSE.

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  2. Impressionado! Parabéns. O aparelho mais barato que a Vossa distinta empresa comercializa custa R$ 12.000 mil reais é isso ? Em quanto tempo ficaria pronto ? Como a gente faz pra trazer pra MANAUS/AM?

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biz.