Outubro de l997. Aeroporto da Usina Santa Lydia. Em primeiro plano, Sebastião Zancanella, ao fundo, eu, preparando o Estendal para mais um vôo.
Meu amigo, Professor Marcelo Botosso, sentado sobre a fuselagem do Estendal, no galpão do Sr. Gino Alpes, na fábrica de bebidas.
Meu filho, Edgar, na época com l0 anos ao lado de uma das asas do Estendal. É grande sim! A sustentação, com essas asas, mostrou-se excelente. A área alar é de l6,5 m2.
Meu filho Edgar com o Astrogildo, mecânico aeronáutico, naquela época prestando serviços junto a extinta J.A. Aviação Agrícola. O Astrogildo e o Hugo foram grandes companheiros, que sempre nos auxiliaram em nossas dúvidas. São especialistas em motores e estrutura.
Na foto, o Comandante William Silva (l960/200l) e eu, no galpão da Fábrica de Bebidas do Sr. Gino Alpes. O Comandante William era o nosso piloto de provas. Saudades.
Hangar da Aero Agrícola Garcia, na Usina Santa Lydia, aonde testamos o Estendal. Na foto, da esquerda para a direita, Benoni, mecânico, Garcia, piloto, eu, e o Sebastião Zancanella. Sentado, o Badeco do hangar, ao fundo um Pawner da empresa.
Meu filho Edgar sentado sobre a fuselagem do Estendal acionando o manche. Puxa que sobe!
Hangar do Aeroclube de Ribierão Preto. l970. Ao fundo um Fairchild l937, na frente, da esquerda para a direita, um nosso amigo, o Sr. Deocleciano Dias (Nenê), o Hugo, mais tarde funcionário da J.A, e o Joaquim, piloto, e foi também diretor do aeroclube nos anos 80. Hoje é assessor de gabinete na Câmara Municipal.
Um exemplo da verve artística do construtor. Gosto muito de desenhar.
Esboço. Tenho-os às centenas. Santos Dumont fazia o mesmo. Coisa de artista.
Esboços. Parte da nacele e trem de pouso.
Esboço. Vista traseira da nacele do Estendal, com tanque de combustível, trem de pouso principal e outros detalhes.
Esboço. Vista interna da estrutura da asa direita, com a aplicação de peças.
Esboço. Uma nervura de madeira com os orifícios de alívio. Optamos pela confecção das nervuras em alumínio ao invés de madeira, por causa do custo e do peso relativo.
Esboços. Balança de acionamento dos ailerons.
Esboços. Fixação do tanque de combustível.
Esboços. Assentos e suas fixações na fuselagem.
Esboços. Vista da nacele, com bequilha e manche.
Esboços. Asa com longarinas e espaços das nervuras. Fiz uma sombra em tamanho original das asas com fita crepe para enxergar os detalhes. Foi antes do 3D Max ... Utilizei o piso da garagem do meu amigo Wagner Chiaratto.
Esboços. Vista lateral do Estendal. Envergadura ll metros, comprimento , 6,50 metros, peso vazio 230 Kg. Motor VW l600. Voou muito bem. 70 nós.
Rabiscos57
Autor e Editor
Sou aquariano, de janeiro de l957. Bacharel em Direito, atualmente leciono em escola pública. Possuo especialização em Educação, e periódicamente reciclo meus conhecimentos junto a outra área que é a Psicologia. A atração por aviões vem dos tempos de infância. Durante muitos anos frequentei o aeroclube local e obtive muitos conhecimentos práticos junto as oficínas lá existentes. Busquei conhecer aerodinâmica, estrutura, motores, e também um brevê nos anos 80. Interessei-me em desenvolver uma aeronave ultraleve de baixo custo, naquilo de denomino de "vôo possível". Estou a desenvolver essa idéia desde l993. Acredito estar próximo de conseguir esse intento. Sou um construtor autodidata, preocupado com segurança, leveza, baixo custo, e se possível, beleza. O funcional vem antes do design, mas a forma e a ergonomia é preocupação constante de nossa parte.
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