Fotos do eixo e pião

Estendal. Eixo de transmissão de potência para a hélice. Vemos a engrenagem da 5ª marcha acoplada em seu lugar original. O eixo é aumentado para 223 mm, vemos na foto a bucha de encosto da engrenagem contra o rolamento da caixa do motor. Note o rebaixo, que assenta a engrenagem nos dentes de travamento, mantendo uma folga de 0,5 mm em relação a engrenagem.

Estendal. Vista lateral do eixo de tração, que nada mais é do que o eixo secundário do câmbio, aumentado em seu comprimento.

Estendal. Eixo de tração. Ao fundo, um paquimetro para efeito de comparação das dimensões. Note que a bucha não toca na engrenagem. O lado direito da bucha encosta no rolamento da caixa, que é o rolamento do pinhão. Todos os serviços de usinagem by Marcilio Torneiro Mecânico, Rua Tamandaré, Ribeirão Preto, fone 3996-8700.

Rabiscos57

Autor e Editor

Sou aquariano, de janeiro de l957. Bacharel em Direito, atualmente leciono em escola pública. Possuo especialização em Educação, e periódicamente reciclo meus conhecimentos junto a outra área que é a Psicologia. A atração por aviões vem dos tempos de infância. Durante muitos anos frequentei o aeroclube local e obtive muitos conhecimentos práticos junto as oficínas lá existentes. Busquei conhecer aerodinâmica, estrutura, motores, e também um brevê nos anos 80. Interessei-me em desenvolver uma aeronave ultraleve de baixo custo, naquilo de denomino de "vôo possível". Estou a desenvolver essa idéia desde l993. Acredito estar próximo de conseguir esse intento. Sou um construtor autodidata, preocupado com segurança, leveza, baixo custo, e se possível, beleza. O funcional vem antes do design, mas a forma e a ergonomia é preocupação constante de nossa parte.

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