Modelagem 3DMax

Vista lateral do ultraleve Estendal. Comprimento 5,50 metros. Peso aproximado 70 quilos, conforme a motorização Honda de l50 cc., com partida elétrica, ou Yamaha l35 cc, com partida manual na hélice. Envergadura, 6,50 metros, altura máxima, 2,30 metros. Monoplace. Combustível: gasolina comum.


Aeronave Estendal, vista de cima. A colocação dos montantes no extra-dorso das asas, proporciona mais resistência ao conjunto, possibilitando uma limpeza aerodinâmica muito grande, e melhor acesso a nacela.



Vista frontal do ultraleve Estendal. Note-se a limpeza aerodinâmica em uma aeronave simples e barata.



Vista do trem de pouso principal esquerdo. Pneus 3,50 x 4, com 27 cm de diâmetro externo. Hoje há facilidades na obtenção de rodas pneus e câmara de excelente qualidade e bom preço, bem diferente dos idos de l993/l994. Na UBB em Ribeirão Preto, temos um ótimo fornecedor. O Sr. Denilson sabe, juntamente com os demais funcionários, atender-nos muito bem.



Grupo moto-propulsor do ultraleve Estendal. Motorização 4 T l50 cc ou 2T l35 cc. Hélice de l,l0 metro de diâmetro by Orley Sérgio-Ponta Grossa. Escapamento dimensionado by Moto Ativa, Hernani, Rua Espiríto Santo - Ribeirão Preto.



Vista de baixo do ultraleve Estendal. O nariz é de fibra de vidro de 2 mm de espessura, e o parabrisas é de acrilico verde de 2 mm de espessura. Esses dispositivos dão mais conforto ao piloto, evitando objetos que possam ser lançados durante os procedimentos, quebra o vento de impacto e protege de eventuais chuviscos. É necessário lembrar-se que o vôo sob chuva deve ser evitado, mas se ocorrer, é necessário que a aeronave esteja equipada com hélices blindadas by Orley Sérgio.



Fuselagem monocoque tubular da aeronave Estendal. Fixada com solda "tig" de alta adesão, a fuselagem é leve , com alumínio de liga "T6", fornecida pela Dimetal, Ribeirão Preto, e as soldas realizadas sobre gabarito, pelo Batata, Ribeirão Preto, o mestre das soldas.

Rabiscos57

Autor e Editor

Sou aquariano, de janeiro de l957. Bacharel em Direito, atualmente leciono em escola pública. Possuo especialização em Educação, e periódicamente reciclo meus conhecimentos junto a outra área que é a Psicologia. A atração por aviões vem dos tempos de infância. Durante muitos anos frequentei o aeroclube local e obtive muitos conhecimentos práticos junto as oficínas lá existentes. Busquei conhecer aerodinâmica, estrutura, motores, e também um brevê nos anos 80. Interessei-me em desenvolver uma aeronave ultraleve de baixo custo, naquilo de denomino de "vôo possível". Estou a desenvolver essa idéia desde l993. Acredito estar próximo de conseguir esse intento. Sou um construtor autodidata, preocupado com segurança, leveza, baixo custo, e se possível, beleza. O funcional vem antes do design, mas a forma e a ergonomia é preocupação constante de nossa parte.

1 comentários:

  1. parece extremamente interessante,preciso de mais informações. casosque@gmail.com grato j.alves

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biz.